segunda-feira, 21 de maio de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS ESTRANGEIROS - PARTE XVI


Andrezej Wozniak - Internacional E16: Defendeu a baliza da Selecção nacional da Polónia por 20 vezes (5 pelo Lodzki KS, 10 pelo SPN Widzew Lodz e 5 pelo FC Porto). A sua estreia teve lugar em Sta. Cruz de Tenerife, no encontro entre a Espanha e a Polónia, jogo particular realizado em 9 de Fevereiro de 1994, que terminou com uma igualdade a 1 golo.

Enquanto jogador do FC Porto faria a sua 16ª internacionalização, em Londres, no dia 9 de Outubro de 1996, no Inglaterra-Polónia, a contar para a fase de qualificação do Mundial de 1998, com derrota polaca por 2-1.

Natural de Konin, Polónia, começou a sua carreira na sua cidade natal, jogando no Górnik Konin. Antes de chegar a Portugal passou ainda pelo Widzew Lodzki, GKS Belchatow e LKS Lodz.

Assinou contrato com o FC Porto, chegando às Antas no defeso de 1996/97. Já não havia Vítor Baía mas a concorrência foi dura e as comparações inevitáveis. Foi o eleito do treinador António Oliveira que lhe confiou a baliza durante os primeiros nove jogos da época, porém as suas exibições não o convenceram, acabando por perder o lugar para Hilário, um jovem das camadas de formação do Clube, a quem se augurava uma carreira de sucesso.

Wozniak esteve apenas ligado aos Dragões duas épocas, sendo que a segunda ao serviço do SC Braga, por empréstimo. Na primeira época viveu dois grandes momentos na baliza portista. A vitória no mítico Estádio Giuseppe Meazza, frente ao AC Milan, 3-2 para a Liga dos Campeões e a goleada ao Benfica, em pleno estádio da Luz, por 5-0, jogo da 2ª mão da Supertaça Cândido de Oliveira. De resto, a sua estreia oficial com a camisola portista aconteceu precisamente contra o Benfica, nas Antas, em 18 de Agosto de 1996, no jogo da 1ª mão dessa competição, com vitória azul e branca, por 1-0.

Participou apenas em 12 jogos (7 para o Campeonato, 2 para a Supertaça e 3 para a Liga dos Campeões), sofrendo 5 golos.

Fez a época seguinte no Braga, no fim da qual foi dispensado, tendo regressado ao seu país, para representar o LKS Lodz. Acabaria a sua carreira ao serviço do Widzew Lodzki.

Palmarés ao serviço do FC Porto: Campeão nacional (1996/97) e vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira (1996/97).
(Continua)


Fontes: European Football National Teams Matches e Almanaque do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário