segunda-feira, 16 de abril de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ESTRANGEIROS) PARTE XI


Péter Lipcei - internacional E11: Representou a Selecção nacional principal da Hungria por 58 vezes (55 pelo Ferencváros TC e 3 pelo FC Porto). O jogo de estreia aconteceu em 11 de Setembro de 1991, num jogo particular disputado na cidade húngara de Gyor, onde a Selecção da casa recebeu a sua congénere da Rep. da Irlanda, com o resultado desfavorável  de 2-1. Enquanto jogador do FC Porto, fez apenas três encontros, o primeiro dos quais, em 16 de Agosto de 1995, em Siofok, no Hungria-Israel, de carácter amigável, com derrota húngara por 0-2.

Natural de Karcincbarcika, Hungria, fez toda a sua formação no Ferencváros TC, clube que representou durante 14 épocas, longevidade que lhe granjeou o estatuto de símbolo do clube magiar.

Lipcei foi um médio de transição perfeito nas valências defesa/ataque, que desempenhava com competência e eficácia, aparecendo frequentemente em zonas de finalização com bastante à vontade, permitindo-lhe alcançar muitos e bons golos.

Chegou ao FC Porto na temporada de 1995/96, com contrato por três épocas, mas só cumpriu uma. Estreou-se com o emblema portista, em jogos oficiais, em 6 de Agosto de 1995, em Alvalade, contra o Sporting, jogo da 1ª Mão da Supertaça Cândido de Oliveira, que terminou com um empate sem golos. Enquanto jogador portista participou em 28 jogos e marcou 6 golos.

Uma grave lesão nos ligamentos do joelho interrompeu-lhe a promissora carreira, no final da época. Foi submetido a delicada intervenção cirúrgica a que se seguiu uma prolongada paragem para recuperação. Lipcei enfrentou então um período complicado, acabando emprestado ao Sporting de Espinho, tendo apenas participado em 5 jogos. Na época seguinte, desanimado, decidiu regressar ao seu país e ao seu clube, o Ferencváros.

Aí, ganhou novo alento, recuperou a confiança e as suas qualidades ressurgiram, voltando a jogar com regularidade. O prestígio que nunca chegou verdadeiramente a perder levou-o até à Áustria para representar o Salzburgo, em 1998, onde jogou durante duas épocas, antes de regressar à Hungria, de novo ao Ferencváros, que ainda representou durante 6 épocas, para aí terminar a sua carreira.

Palmarés ao serviço do FC Porto: 1 Campeonato Nacional (1995/96) e 1 Supertaça Cândido de Oliveira (1995/96).
(Continua)
Fontes: European Football National Teams Matches; Almanaque Oficial do FC Porto, de Rui Miguel Tovar

Sem comentários:

Enviar um comentário