quarta-feira, 11 de abril de 2012

A ALMOFADA É CONFORTÁVEL, MAS...

...CONVÉM QUE NINGUÉM A APROVEITE PARA ADORMECER!

Os 4 pontos de vantagem a 4 jornadas do fim do Campeonato Nacional, podem dar efectivamente a tranquilidade e serenidade necessárias para encarar os últimos jogos com confiança e ambição.

O título ficou mais perto, mas é bom que não nos esqueçamos que, depois da brilhante vitória no «salão de festas», o FC Porto desbaratou os mesmos 4 pontos, em confrontos aparentemente acessíveis (empates com a Académica, 0-0 no Dragão e com o Paços de Ferreira, 1-1 na Mata Real, nas 22ª e 24ª jornadas).

Nada está garantido. As faixas são prematuras. Os campeões fazem-se no relvado. A festa só se faz no fim. Faltam ainda 4 jogos que devem ser encarados com a máxima responsabilidade, como de finais se tratassem, sem temores mas também sem menosprezos pelos adversários. Cada um deles encerrará obviamente dificuldades e obstáculos diversos, que a equipa técnica e atletas cuidarão de estudar para determinar as medidas adequadas  de os ultrapassar.

Nós portistas sabemos que nada nos é oferecido. Não estamos habituados a facilidades. Tudo o que conquistamos foi sempre, literalmente, contra tudo e contra todos. É a nossa sina, o nosso destino. E ainda bem porque não queremos nem desejamos favores. O que nós merecemos e exigimos é o respeito pelas leis do jogo, deontologia e ética jornalística e verdade desportiva. É disto que devemos ter consciência para, na hora da verdade, sermos suficientemente fortes, unidos, solidários e capazes de vencer todas as adversidades.

2 comentários:

  1. Dormir... só quando tocar a recolher.
    Festejar... só quando o chefe mandar "lancem os fogos...!"

    Claro que os jogos não se resolvem só com atitude, com vontade, com garra. É preciso haver discernimento, perspicácia, saber fazer. E uma orientação adequada ao jogo. Esperemos que as últimas exibições se repitam, pelo menos naquilo que elas tiveram de bom e muito bom.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Já diziam os nossos avós, cautela e caldos de galinha...

    Abraço

    ResponderEliminar