segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS - RANKING

O prometido é devido e por isso, aqui está a primeira curiosidade relativa a esta rubrica. Nada mais nada menos que o ranking de todos os internacionais portistas portugueses, enquanto jogadores do FC Porto (versão que tendo a valorizar, face à incurável paixão clubista), complementada com a indicação (meramente informativa) do nº total de internacionalizações.

Destaque, no «Top Ten», para o 5º lugar do «Leão de Génova», Virgílio Mendes, jogador das décadas de 40 e 50, que com as suas 39 internacionalizações, todas aos serviço do FC Porto, se perpetuará, durante longos e bons anos em lugar tão honroso.

Destaque evidentemente também para os primeiros quatro, nomes grandes e simbólicos da história do FC Porto.

Chamo a vossa atenção para os últimos dois quadros. O penúltimo inclui a equipa, em 4x3x3, dos mais internacionais (enquanto jogadores do FC Porto), por posição. Nesta apenas cabem dois atletas ainda em actividade, mas fora do Clube! (Entre parênteses o nº de internacionalizações). O último evidencia o contributo portista, por posição, para a Selecção nacional.
CONTRIBUTO PORTISTA POR POSIÇÃO
 (Clicar nos quadros para ampliar)


(Continua)

1 comentário:

  1. Eis o corolário de tão grato e importante trabalho. Agora há que o pôr em livro, para consultas documentais e historiografia para a posteridade!
    Reparei que falta a foto do António Soares. Penso que já lhe enviei essa foto (ou então estarei equivocado, e foi para outra direcção). Vou ver se em breve, logo que possa, lhe envio novamente.
    Abraço.

    ResponderEliminar