segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 2000) PARTE XX

João Moutinho - 108º internacional: Conta com 40 internacionalizações (26 pelo Sporting CP e 14 pelo FC Porto), com a estreia a acontecer a 17 de Agosto de 2005, em Ponta Delgada, num particular frente ao Egipto, com vitória portuguesa por 2-0. Enquanto jogador do FC Porto, Moutinho faria a sua 27ª participação na equipa nacional em 3 de Setembro de 2010, em Guimarães, no Portugal-Chipre, jogo de qualificação para o Campeonato da Europa/2012, ainda com Carlos Queirós, que o havia deixado de fora da fase final do Mundial/2010, na África do Sul.

Com Paulo Bento tem sido titular indiscutível da Selecção.

Nasceu no Barreiro mas foi registado em Portimão onde viveu a sua infância. Começou a jogar futebol no Portimonense e, quando tinha 13 anos, despertou o interesse dos olheiros leoninos enquanto disputava o Torneio da Pontinha. Um ano depois começou uma nova etapa da sua vida, nas camadas jovens do Sporting onde completou a sua formação.

João Moutinho estreou-se na equipa principal do Sporting na época 2004/05, mas só na época seguinte se afirmaria como titular, jogando todos os jogos do Campeonato nacional. Viria a tornar-se capitão do Sporting com apenas 21 anos, estabelecendo um novo recorde no clube, que durava há 98 anos e pertencia a Francisco Stromp. Jogador importante na manobra da equipa e muito acarinhado pelos adeptos leoninos, Moutinho começava a dar sinais de pretender dar o salto para um clube que lhe desse mais visibilidade.

Assim, no dia 4 de Julho de 2010, João Moutinho protagonizou a transferência mais polémica da temporada, ao mudar-se para o FC Porto, por 11 milhões de euros, interrompendo uma ligação de 11 épocas com o clube leonino, muito por culpa de uma relação de desgaste com os dirigentes e de saturação por há muito pretender transferir-se, que lhe valeu o impropério do seu presidente que o rotulou de «maçã podre».

Queria ser campeão nacional e a escolha revelou-se inteligente, pois nessa época acumulou quase tudo o que havia para ganhar (Liga Europa, Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira). Em apenas uma época conquistou tantos títulos quantos havia conquistado em onze anos de Sporting!

Considerado por Pinto da Costa, muito antes de o contratar, como um jogador à Porto, reconhecendo-lhe atributos futebolísticos e qualidades humanas bem vincadas, o valoroso médio português não defraudou as expectativas, impondo-se desde a primeira hora como um dos indiscutíveis da equipa portista, ao ponto de ter ganho a admiração geral dos adeptos e das claque em particular que logo lhe dedicaram uma canção com versos bem apelativos:

Tu aqui vais jogar,
Tu aqui vais jogar,
Para ganhar,
Seres Campeão,
Seres Campeão!
João Moutinho...
João Moutinho...
João Moutinho.


Palmarés ao serviço do FC Porto: 1 Liga Europa (2010/11); 1 Campeonato nacional (2010/11), 1 Taça de Portugal (2010/11) e 2 Supertaças Cândido de Oliveira (2010//1 e 2011/12).

Palmarés ao serviço do Sporting CP: 2 Taças de Portugal (2006/07 e 2007/08) e 2 Supertaças Cândido de Oliveira (2006/07 e 2007/08).
(Continua)

Fontes: European Football national team matches 10872-2011 e Base de dados actualizados de Rui Anjos.

Sem comentários:

Enviar um comentário