domingo, 11 de dezembro de 2011

LIDERANÇA GARANTIDA

FICHA DO JOGO
(Clicar no quadro para ampliar)

O FC Porto mantém-se na liderança do Campeonato nacional, ao vencer hoje em Aveiro o Beira-Mar. Como se esperava a tarefa não foi fácil. Os aveirenses optaram por se organizarem numa defensiva muito povoada, tapando o melhor possível os caminhos da sua baliza e cedendo poucos espaços para a manobra azul e branca.

Os Dragões tiveram por isso o domínio territorial do encontro, somando mais ataques, mais remates e maior posse de bola. Apesar disso, na maior parte do tempo o FC Porto apresentou um futebol lento e inócuo. Em alguns fogachos os campeões nacionais lá conseguiam desequilibrar e criar perigo.

A equipa da casa, com alguma paciência, foi esperando pelas «abébias» que a defensiva portista sempre oferece. Foi assim que o Beira-Mar se adiantou no marcador. O chinês Zhang (não confundir com o célebre chinês que o Paulo Futre anunciou que traria para o Sporting se a sua lista vencesse as eleições), apareceu no coração da área, entre Rolando e Maicon, cabeceando para as malhas, na sequência de um livre marcado, sob o lado esquerdo da área portista, inaugurando o marcador, pouco depois da meia hora de jogo, já Moutinho e Belluschi tinham posto em dificuldades o guardião contrário. Resultado injusto e falso como Judas. O Beira-Mar pouco ou nada tinha ainda feito para merecer tal sorte.

Os Campeões nacionais não se desuniram e a resposta surgiu seis minutos depois, através de um remate colocado de James Rodríguez, após assistência de Hulk, levando o encontro empatado para o intervalo.

No segundo tempo o cariz do jogo não se alterou, com o FC Porto no comando das operações em busca do golo da vitória enquanto o Beira-Mar continuava lá atrás, com o «autocarro» bem estacionado perto da sua baliza. 

Mas a maior velocidade portista começou a desunir a defensiva aveirense e as oportunidades começaram a aparecer com mais frequência, até que a reviravolta no marcador ficou consumada. Hulk recebeu um passe teleguiado de Álvaro Pereira, rematando cruzado para o segundo golo.

Até ao final, o FC Porto poderia em várias ocasiões ter dilatado o marcador, mas no último lance do desafio, a defesa portista voltou a oferecer mais uma «abébia», com o chinês a desperdiçar uma flagrante ocasião para empatar. O repórter da SportTv chegou mesmo a gritar golo do Beira-Mar, para mais tarde corrigir e apelidar de um «quase-golo»!

Vitória justa que peca por escassa, numa exibição sóbria, muito distante da realizada frente ao Zenit, no Dragão.

Destaques para Fernando, para mim o melhor jogador em campo, James, Hulk e Moutinho (estes a espaços).

A liderança e a invencibilidade no Campeonato continuam intactas.

2 comentários:

  1. Concordo com a análise que faz ao jogo. No fim: que grande susto! Coitado do repórter: enganou-se em relação ao que "viu"...

    Entretanto: 51 JOGOS!

    Com a importante vitória sobre o Beira-Mar, o FC Porto atingiu os 51 jogos sem perder no Campeonato! Está mais perto o recorde de Bobby Robson, no Clube: 53 jogos seguidos sem derrotas!

    2009-2010: 8 vitórias, 1 empate (total 9 jogos);
    2010-2011: 27 vitórias, 3 empates (total 30 jogos);
    2011-2012: 9 vitórias, 3 empates (total 12 jogos);
    TOTAIS: 44 vitórias, 7 empates; 51 JOGOS SEM PERDER!!!

    bibó PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Ontem o FC Porto alcançou uma vitória justíssima diante de um Beira-Mar que se limitou a defender e a tentar aproveitar o nosso erro, ou a aselhice do nosso elo mais fraco: Maicon.
    Os aveirenses quase conseguiam levar de vencida os seus intentos, pois Maicon com dois erros inacreditáveis poderia ter deitado tudo a perder.

    De resto foi uma avalanche ofensiva da nossa parte, com muitos remates, que só não permitiram outro resultado por inépcia na finalização. Urge contratar o tal número 9 de qualidade.

    O albicastrense Xistra mais uma vez fez uma péssima arbitragem, com erros que nos prejudicaram.

    O apoio dos nossos adeptos foi fantástico.
    Este Porto ainda vence sem convencer, coloca o coração nas mãos dos adeptos até final, aconteceu ontem e diante do Braga.
    Espero sinceramente que em Janeiro este cenário se altere. Até lá é importante continuar vencer.

    Abraço

    Paulo

    ResponderEliminar