terça-feira, 18 de outubro de 2011

OPERAÇÃO - REGRESSO À LIDERANÇA

É com o pensamento na vitória que o FC Porto se vai apresentar amanhã, no Estádio do Dragão, onde vai receber o  líder do Grupo G, da Champions League, o surpreendente Apoel.

Ao contrário do que se poderia imaginar, trata-de de um adversário complicado,  já com alguma experiência nesta competição, possuidor de bastante qualidade, explorando bem as transições e o desespero dos adversários. 

É a segunda visita deste adversário cipriota ao Estádio do Dragão. A primeira aconteceu em 21 de Outubro de 2009, igualmente para a fase de Grupos da Champions League, com vitória portista, por 2-1, com golos do incrível Hulk.

Recordo que nessa altura o Apoel era uma equipa mais fraca, mas mesmo assim foi capaz  de criar grandes dificuldades ao ponto do FC Porto ter feito uma exibição medíocre.

RESUMO HISTÓRICO SOBRE O ADVERSÁRIO

O Apoel FC foi fundado em 1926, época em que a Ilha insular do Mar Mediterrâneo era uma simples colónia  de Inglaterra, com o intuito de representar todos os gregos residentes em Nicósia, resultado do entusiasmo de um grupo de amigos que por isso começou por se chamar Atlético Clube de Futebol dos Gregos de Nicósia. Mais tarde passou a Poel e só em 1928 assumiu o nome de Apoel.

Em 1934 este clube foi decisivo para a criação da Federação de Futebol do Chipre, um passo fundamental rumo à profissionalização. O primeiro campeonato cipriota foi organizado dois anos mais tarde. O Apoel confirmou o favoritismo e alcançou um título inédito em todos os sentidos, tanto para o país quanto para o Clube. 

Embora não seja ainda muito conhecido na comunidade futebolística europeia, possui um currículo notável, no seu país (50 títulos: 20 Campeonatos nacionais, 19 Taças e 11 Supertaças), que lhe garante a hegemonia nacional. A euforia perdurou pelos anos seguintes mas foi gravemente abalada em 1948, ano em que a ilha sofreu com a guerra civil.

A década de 70 foi simplesmente mágica para os adeptos do Apoel, com uma trajectória de sucesso que não seria porém suficiente para impulsionar uma completa profissionalização do futebol do Chipre. Os clubes trabalhavam com orçamentos irrisórios e os atletas recebiam salários bem inferiores quando comparados com a realidade do futebol europeu. O próprio Apoel passou por uma grave crise financeira.

Só nos anos 90 as coisas  começaram a melhorar. Sob a presidência de Mike Leonnides, o Apoel passou a funcionar no formato clube-empresa, garantindo o poder financeiro para sonhar com outros voos.

O plantel desta equipa cipriota é orientada pelo treinador sérvio Ivan Jovanovic, que já vai na sua quinta época. Dispõe no seu plantel de 3 portugueses (Paulo Jorge, Hélio Pinto e Nuno Morais), para além de Manduca, um brasileiro que já jogou em Portugal (Marítimo e Benfica).

ANTEVISÃO DO JOGO

Depois da intragável derrota sofrida na Rússia, onde a equipa azul e branca deixou uma imagem nada consentânea com o estatuto europeu que realmente possui, que a relegou para um nada dignificante 3º lugar, aos Dragões só se pede profissionalismo e ambição. Recuperar a liderança tem de ser o objectivo. Por isso, só a vitória pode ser equacionada.

Vítor Pereira operou sete alterações na lista de convocados para este jogo. Regressam os habituais titulares e saem Kadú, Fucile, Maicon, Alex Sandro, Iturbe, Walter e Cristian Rodríguez.

LISTA DOS CONVOCADOS

Guarda-redes: Helton e Bracali;
Defesas: Sapunaru, Rolando, Otamendi, Mangala e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, João Moutinho, Guarín, Souza, Belluschi e Defour;
Avançados: Hulk, Kléber, James Rodríguez, Djalma e Silvestre Varela

EQUIPA PROVÁVEL

Competição: Champions League - Grupo G - 3ª Jornada
Palco: Estádio do Dragão - Porto
Data e hora: 19 de Outubro de 2011, às 19:45 h
Árbitro: Antony Gautier - França
Transmissão: SportTv1 

2 comentários:

  1. Importantíssimo, pela parte desportiva, uma vitória é um grande passo emm frente e pela parte financeira. Nos tempos que correm 800 mil euros são muita pasta e bem necessários.
    Somos melhores, não podemos ter medo, mas também não podemos pensar que são favas contadas, que eles são fracos. A história recente diz-nos que não.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Hoje o FC Porto joga uma cartada decisiva nesta liga dos campeões.

    É obrigatório vencer, para não comprometer o apuramento.

    Apesar da surpresa que tem sido a prestação dos cipriotas nesta edição da champions, somos favoritos e temos por obrigação dar tudo e vencer.

    Espera-se portanto um jogo sério e com atitude para conquistarmos uma importante vitória.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar