segunda-feira, 19 de setembro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 2000) PARTE IV

Mário Silva - 92º internacional: Vestiu apenas uma vez a camisola da Selecção nacional, representava então o FC Porto. O acontecimento teve lugar na cidade do Porto, num jogo particular em que Portugal, treinado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, foi copiosamente derrotado por expressivos 4-0, em 27 de Março de 2002.

Natural do Porto, fez toda a sua formação nas escolas do Boavista FC. Depois de cinco anos, inserido na equipa principal dos «axadrezados», rumou a França onde foi Campeão nacional pelo Nantes.

Regressou a Portugal, na temporada de 2001/02, para representar o FC Porto.

Defesa-esquerdo raçudo, veloz e de elevada capacidade ofensiva, criava situações embaraçosas para as defesas contrárias com a qualidade dos seus cruzamentos. Na primeira época de dragão ao peito, Mário Silva integrou-se com relativa facilidade, no seu estilo vivo, cumprindo 21 jogos, alguns de muito bom nível, mas teve contra si o facto de ter de enfrentar uma das raras «épocas horribilis» da história do FC Porto.

Nas duas temporadas seguintes foi muito pouco utilizado, por culpa de uma série de lesões, mas também pela forte concorrência de Nuno Valente que se impôs no lugar. O seu rendimento passou então a ser pouco consistente, quando chamado à titularidade, ao ponto de José Mourinho ter optado, em algumas circunstâncias pela adaptação do central Ricardo Costa, nas ausências do titular Nuno Valente.

Ao fim de três épocas nas Antas e apesar de ter ainda mais um ano de contrato, o FC Porto dispensou os seus serviços e Mário Silva foi jogar para Espanha, servindo o Recreativo de Huelva.

Ainda assim, conseguiu coleccionar no seu palmarés a Liga dos Campeões Europeus, a Taça Uefa, dois Campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças «Cândido de Oliveira».






(Continua)
Fontes: Figuras e Factos - 1893-2005, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias e International Matches 2003.

Sem comentários:

Enviar um comentário