segunda-feira, 12 de setembro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 2000) PARTE III

Jorge Andrade - 91º internacional: Vestiu a camisola da Selecção nacional por 51 ocasiões (8 pelo FC Porto e 43 pelo Deportivo La Coruña). Estreou-se em Paris a 25 de Abril de 2001, em jogo particular, em que o seleccionado francês derrotou Portugal por uns concludentes 4-0. Esteve presente na fase final de dois grandes certames: O Campeonato do Mundo de 2002 e o Campeonato da Europa de 2004.

Natural de Lisboa, começou nas camadas jovens do Estrela da Amadora. Em 1997/98 foi integrado na equipa sénior onde ganhou notoriedade e despertou a atenção dos melhores clubes nacionais que não o perderam de vista, durante os três anos que envergou a camisola tricolor.

Jorge Andrade era um defesa-central fisicamente forte, de boa técnica, sentido posicional e capacidade de antecipação, qualidades apreciadas pelos responsáveis azuis e brancos que o contrataram na época de 2000/01

Depois de duas épocas de Dragão ao peito, com performances de elevado nível, não resistiu à cobiça do Deportivo La Coruña, mudando-se para o clube galego no Verão de 2002. Na Galiza permaneceu durante cinco épocas.

Em 2007/08, a sua inegável qualidade levou-o a partir para nova aventura, de maior exigência, desta vez em Itália, para representar «La Vecchia Signora», a Juventus de Turim, clube onde permaneceu até ao fim da temporada 2008/09, altura em que, molestado por sucessivas lesões no joelho que o obrigaram a paragens prolongadas, a equipa transalpina rescindiu o seu contrato.

Desde então, Jorge Andrade, apesar de recuperado, foi treinando à experiência no Málaga (Espanha), Toronto FC (Canadá) e Notts Country (Inglaterra), mas sem resultado. Aos 32 anos, sem clube, pôs fim à sua carreira.

Ao serviço do FC Porto venceu 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça Cândido de Oliveira. No ano 2000 foi distinguido com o «Dragão de Ouro» para o «Futebolista do Ano».

(Continua)
Fonte: International Matches 2001/07.

Sem comentários:

Enviar um comentário