terça-feira, 17 de maio de 2011

REPETIR SEVILHA

É já amanhã que o FC Porto vai entrar em acção para tentar repetir Sevilha/2003 e trazer para o nosso futuro museu mais um importante troféu.

Será para os Dragões a quinta final de uma prova europeia (3 vitórias e 1 derrota, nas quatro anteriores). Depois de Basileia (Suíça), em 1984, Viena (Áustria), em 1987, Sevilha (Espanha), em 2003 e Gelsenkirchen (Alemanha), em 2004, a cidade anfitriã escolhida para o evento é como se sabe Dublin, a capital da República da Irlanda, que vai receber pela primeira vez a final de uma competição europeia.

Dublin é uma cidade situada na costa oriental da ilha, na província de Leinster, na foz do rio Liffey. Com uma população de cerca de 506.000 habitantes na cidade e 1.662.000 na área metropolitana, foi fundada pelos vikings que a dominaram até 1170.
 O jogo vai ter como palco o Aviva Stadium ou Dublin Arena, como a UEFA lhe chama. Trata-se de um novo estádio, construído de raiz, no local onde existia o antigo Lansdowne Road, demolido em 2007, para dar lugar a esta nova estrutura desportiva, com capacidade para 51.700 espectadores sentados. Foi inaugurado oficialmente em 14 de Maio de 2010.
Não são necessárias mais apresentações, naquela que será a primeira final europeia entre clubes portugueses. Curiosamente, este será apenas o segundo embate, em provas da UEFA, entre equipas portuguesas. O primeiro aconteceu nas meias-finais (onde também de forma inédita se qualificaram três conjuntos nacionais), tendo como protagonistas o Braga e o Benfica, que colocou a equipa minhota nesta final. 


PERCURSO PORTISTA ATÉ À FINAL
(Clicar no quadro para ampliar)

Os Dragões dispõem de quase todo o plantel nas melhores condições, à excepção de Fucile, Cristian Rodríguez e Emídio Rafael. Todos se deslocaram a Dublin mas André Villas-Boas convocou para esta final 19 atletas.

Os regressos de Helton, Fernando, João Moutinho e Hulk, não constituem surpresa bem como a saída de Kieszek, Mariano Gonzalez e do júnior Crhistian Atsu (não inscritos na UEFA).



Lista dos convocados

Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Sapunaru, Rolando, Otamendi, Maicon, Sereno e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, João Moutinho, Guarín, Rúben Micael, Belluschi e Souza;
Avançados: Hulk, Falcao, Walter, Silvestre Varela e James Rodríguez  

EQUIPA PROVÁVEL
Competição: Uefa Europe League - Final
Palco: Aviva Stadium (Arena Dublin) - Dublin (Rep. Irlanda)
Data e hora: 18 de Maio de 2011, às 19:45 h
Árbitro: Velasco Carballo - Espanha 
Transmissão: SIC

5 comentários:

  1. Não será um jogo fácil, o de amanhã, e as palavras de André Villas Boas são para ter em conta: "o Braga eliminou todas equipas favoritas que encontrou pela frente até agora". Há que ter muito cuidado e, acima de tudo, não os podemos subestimar.
    Posto isto, penso que temos condições para erguer a nossa segunda Taça UEFA/Liga Europa.

    Força Campeões!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Boa noite,

    Amanhã os jogadores, equipa técnica e restante staff/direcção, podem ficar na história do clube, conquistando este ambicionado troféu da Liga Europa.

    Eu estou convicto que assim será. Somos favoritos e se estivermos ao nível que estivemos quando defrontamos CSKA de Moscovo, Sevilha e Villarreal, venceremos com maior ou menor dificuldade o troféu.

    O meu único receio é o Braga marcar primeiro. Não sou um apreciador do futebol praticado pelo Braga. É um futebol à "Jesualdo", muito construído de trás para frente, e a tentar sair para o ataque maioritariamente em transições rápidas. O Braga apanhando-se a vencer, tem uma organização defensiva muito boa, e uma capacidade de sofrimento tremenda. Basta recordar a forma como eliminaram Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica.

    Espera-se uma grande festa no estádio, e que os adeptos se respeitem. Penso que o grande problema de segurança desta final, vai ser o facto de alguns adeptos do Benfica irem ao estádio ver o jogo ... e apoiar o Braga, como ontem vi na TV testemunhos.
    Muitos destes benfiquistas nunca foram a uma final, e vão aparecer, para se inteirar do sentimento de lá estar.

    Que amanhã se faça história, e que o nosso Porto traga o caneco.

    Abraço e boa noite

    Paulo

    http://pronunciadodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Meus amigos do F.C.Porto, não vou estar com grandes considerações, não vou falar em pressão, motivação, confiança, seja no que for, vocês sabem o que têm a fazer e como fazer. Hoje em Dublin, disfrutem e gozem o momento.
    Estar numa final europeia não acontece todos os dias e há muitos que nunca lá vão chegar, por isso, aproveitem bem o jogo, dêem o vosso melhor, caprichem, ganhem, porque as finais são para ganhar. É dos vencedores que rezará a história.
    Eu confio e acredito.
    Força Porto!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Elevem, bem alto, mais uma vez, o nome do FC Porto! Encham-nos de júbilo, cantaremos:

    O PORTO GANHOU OUTRA VEZ, COMO EM 2003!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia !!!

    Não ha muito a dizer sobre este FC Porto, da entrada em grande na epoca com a vitoria na supertaça, da forma brilhante como ganhou o campeonato, da fantastica reviravolta que nos levou á final da taça e das goleadas que nos colocaram na final da Europa League. O que se pode dizer é que só ha uma saida possivel, é mais uma vez demonstrarmos á europa e ao mundo o que é ser do FC Porto.

    Tragam o caneco !!!!

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar