segunda-feira, 25 de abril de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 70) - I PARTE

A década de setenta foi das mais férteis na produção de novos internacionais portistas. A Selecção nacional principal foi chamada a disputar 52 jogos, nesse período, e foram 18 os atletas do FC Porto que se estrearam envergando as cores nacionais.

Abel Maglietti - 41º internacional: Vestiu as cores nacionais por quatro vezes, com estreia em 10 de Maio de 1972, em Nicósia, contra o Chipre.

Moçambicano de nascença, Abel ingressou em 1967/68 no Benfica, clube que representou durante três épocas e onde venceu dois Campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal.

Transferiu-se para o FC Porto na época de 1970/71, onde formou dupla atacante com o internacional brasileiro Flávio. Representou o nosso emblema durante cinco épocas, apontando 64 golos.

António Oliveira - 42º internacional: Vestiu a camisola das quinas por 24 vezes (13 pelo FC Porto, 2 pelo Bétis de Sevilha, 2 pelo Penafiel e 7 pelo Sporting). Estreou-se na Selecção nacional em 13 de Novembro de 1974, contra a Suíça, com derrota por 3-0, num jogo amigável efectuado em Berna.

Começou a jogar futebol nas camadas jovens do FC Porto. Aos 17 anos, ainda com idade de júnior, passou a treinar com a equipa principal, por iniciativa do treinador brasileiro Paulo Amaral.

Mas foi com o «mestre» José Maria Pedroto, um dos mais competentes e sabedores técnicos portugueses de todos os tempos, que Oliveira se assumiu como uma estrela das mais cintilantes do futebol português. Aos 26 anos era um futebolista com grande visibilidade e cobiçado na Europa.

Experimentou uma fugaz passagem por Espanha, tendo sido contratado no Verão de 1978, pelo Bétis de Sevilha. Mas a sua irreverência e indisciplina acabou por influir na sua inadaptação ao campeonato espanhol, regressando ao FC Porto, que o recebeu de braços abertos.

Era um jogador rápido, desconcertante, evoluído tecnicamente que espalhava o pânico nas defesas contrárias.

No «Verão quente» de 1980, descontente com a instabilidade que as saídas de Pedroto e Pinto da Costa provocaram no Clube, deixou as Antas e ingressou no FC Penafiel, equipa da sua terra natal, como trampolim para acabar no Sporting na época seguinte.

Regressou ao FC Porto, como treinador, em 1996/97, conquistando dois títulos nacionais e uma Taça de Portugal. Ao cabo de duas épocas decidiu não aceitar a renovação do seu contrato, proposta por Pinto da Costa.

António José Oliveira Meireles (Tibi) - 43º internacional: Representou a Selecção nacional por duas vezes. Fez a estreia com apenas 21 anos, frente à Suíça, em 13 de Novembro de 1974.

Tibi iniciou a sua carreira profissional ao serviço do Leixões, na temporada de 1969/70, clube que representou durante seis épocas (3 na formação e 3 como profissional). Transferiu-se para o FC Porto em 1972/73.

Esteve nos Dragões em duas fases. Primeiro entre 1972 e 1977, e mais tarde entre 1979 e 1983. Acabou por ser mais utilizado na sua primeira passagem pelo Clube, durante a década de 70, isto porque no início dos anos 80 encontrou na concorrência de Zé Beto um forte obstáculo à titularidade.

Conquistou uma Taça de Portugal e duas Supertaças Cândido de Oliveira.

Adelino Teixeira - 44º internacional: Representou a equipa portuguesa por doze vezes, com estreia em 13 de Novembro de 1974, em Berna, contra a Suíça.

Estreou-se como profissional no Leixões, na época de 1970/71. Representou o clube matosinhense durante quatro temporadas, tendo-se transferido no início da época de 1974/75 para o FC Porto, onde jogou durante as nove temporadas que se seguiram e onde conquistou 1 Taça de Portugal, 2 Campeonatos Nacionais e 2 Supertaças Cândido de Oliveira.

Foi um jogador de grande utilidade devido à sua capacidade de adaptação a qualquer posição do meio-campo e defesa.

No final da temporada de 1982/83 deixou o FC Porto rumando ao Bessa, para jogar no Boavista. 

(Continua)
Fontes: European Footeball; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras e Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.

1 comentário:

  1. Grandes jogadores, de Abel recordo um F.C.Porto/Barcelona, ganhamos três a um nas Antas e um a zero em Nou Camp. Oliveira, o craque malandro e um treinador do Tri e do Tetra. Adelino Teixeira pau para toda a colher e Bi-campeão com Pedroto. Tibi, infelizmente, só recordo, "vai buscar Tibi..."

    Um abraço

    ResponderEliminar