segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INTERNACIONAIS PORTISTAS (ANOS 30) - II PARTE

O 10º internacional portista, ao serviço do FC Porto, foi o avançado António Soares. As informações disponíveis sobre este atleta são muito escassas. 


Consegui apurar, com as ajudas dos amigos Fernando Moreira (Dragão Azul Forte) e Armando Pinto (http://longara.blogspot.com/), a quem agradeço, tratar-se de um jogador que não era indiscutível, talvez não muito utilizado, mas apesar disso internacional por uma vez, com a idade de 22 anos, num jogo realizado na cidade do Porto, frente à Itália.


De seu nome completo António Candal Silva Soares, era avançado e conquistou no FC Porto um Campeonato de Portugal (competição que antecedeu a Taça de Portugal).

Foto gentilmente cedida por Armando Pinto

João Nova foi o nosso 11º internacional. Jogava a médio ofensivo, tendo logrado a sua única internacionalização em Março de 1934, nesse maldito jogo frente à Espanha, em que Portugal foi goleado por 9-0. Apesar da sua curta carreira internacional, cotou-se inegavelmente como um dos melhores jogadores portugueses da sua época e dos mais clássicos que envergaram a camisola portista. Foi um atleta pendular e extremamente correcto.

Jogou no FC Porto de 1932/33 a 1936/37, tendo conquistado o Campeonato da Liga de 1934/35, o Campeonato de Portugal 1936/37 e 5 Campeonatos do Porto.
Aqui fica um agradecimento muito especial aos amigos Armando Pinto (http://longara.blogspot.com/) e Fernando Moreira (Dragão Azul Forte), pela partilha de informações e fotos deste atleta.

Soares dos Reis foi o 12º internacional portista e simultaneamente o primeiro guarda-redes do nosso Clube a defender a baliza nacional. De envergadura alta e possante, foi eleito por quatro vezes para titular da Selecção Nacional. Tal como o seu companheiro João Nova, estreou-se no Espanha-Portugal, dos 9-0. Rezam as crónicas que aos 13' desse jogo já os espanhóis tinham marcado três golos e o guarda-redes portista teve de abandonar o campo por lesão. Para o seu lugar entrou o benfiquista Amaro que não evitou o descalabro.

Pelo FC Porto venceu dois títulos, o de 1938/39 e o de 1939/40, ambos sob a orientação de Mihaly Siska.
Carlos Nunes foi o 13º internacional portista. Avançado, jogava preferencialmente a extremo-esquerdo, tendo representado a Selecção Nacional por três vezes onde conseguiu um golo. Estreou-se a 5 de Maio de 1935, em Lisboa, frente à Espanha, num jogo amigável que acabou com uma igualdade a três bolas.

Foi pelo FC Porto Campeão da 1ª Liga, em 1934/35, 1938/39 e 1939/40 e Campeão de Portugal em 1936/37, onde num jogo frente ao Sporting marcou quatro dos dez golos com que os azuis e brancos brindaram o Sporting, tornando-se no primeiro jogador a conseguir quatro golos num clássico.
O 14º internacional e último da década de 30, foi Carlos Pereira. Veio do Boavista em 1933 pela mão de José Sezabo e rapidamente se transformou num dos médios mais inteligentes e criativos do futebol português. Dotado de excelente toque de bola, jogava curto mas sempre bem. Representou a Selecção Nacional por treze vezes. Foi autor de um golo frente à Espanha, no empate a duas bolas.

No FC Porto foi figura preponderante no bicampeonato de 1938/39 e 1939/40.

(Continua) 
Fontes: European Football; História oficial do FC Porto, de Alfredo Barbosa; FC Porto - Figuras & Factos 1893-2005, de J.Tamagnini Barbosa e Manuel Dias

1 comentário:

  1. Já disse aqui e repito: este é um trabalho relevante e único. Parabéns, caro Amigo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar