quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

FACILIDADES!!

A propósito da frouxa exibição de ontem, confesso que me chegou a assaltar ao espírito o fantasma de uma eliminação às mãos de mais uma modesta equipa dos escalões inferiores. 


Kieszek foi mesmo obrigado a aplicar-se para evitar o golo do Pinhalnovense, já na parte final do encontro, ainda o resultado estava em branco.

Ao que parece, o FC Porto ainda não aprendeu, de uma vez por todas, que todos os jogos devem ser encarados com a maior das seriedades e responsabilidades. Não falo obviamente da construção do onze titular, pois qualquer dos atletas do plantel actual, tem obrigação de se impor a futebolistas de reconhecido menor nível, como são, sem qualquer desprimor, os adversários de ontem.

Trata-se apenas de atitude. Os atletas portistas têm uma tendência para subestimar estas equipas modestas. Entram em campo convencidos da sua superioridade e partem para uma toada morna, tipo treino, desconcentrados, desmotivados,  à espera que os golos caiam do céu.

Ao contrário, este tipo de adversários, unem-se, lutam, criam dificuldades e motivam-se gradualmente à medida que o tempo avança sem sofrer golos, acreditando no «milagre».

Às vezes são felizes e provocam surpresas. Transformam-se nos chamados «tomba-gigantes» de que a Taça de Portugal conhece variados exemplos.

Ora o FC Porto tem  uma história demasiado negra, nesse capítulo. Lidera o ranking negativo, dos três grandes, com seis dessas eliminações.

A primeira aconteceu na longínqua época de 1942/1943. Os Dragões foram eliminados pelo Vitória de Setúbal (II Divisão), na meia-final, por... 7-0!;

Na época seguinte, coube ao Estoril eliminar os azuis e brancos, nos quartos-de-final, em duas mãos (derrotas por 3-2 e 2-1);

Em 1947/1948, no Barreiro, frente ao Barreirense, nos oitavos-de-final, por 1-0;

Em 1969/1970, nos dezasseis-avos-de-final, frente ao Tirsense (2-2 e 1-0);

Em 1998/1999, frente ao Torreense que veio ganhar ao Estádio das Antas, por 1-0, nos dezasseis-avos-de-final;

E finalmente, em 2006/2007, no Dragão, pelo Atlético, por 1-0, na 4ª eliminatória, primeira com as equipas da I Divisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário